Árvore centenária racha prédio de igreja e causa preocupação

Compartilhe Nossas Notícias

JOAO AGUIAR

DA REDAÇÃO

As raízes de uma árvore centenária estão provocando rachaduras na parede e no piso externo da Igreja Boa Morte, no Centro de Cuiabá. As fendas surgiram no final do ano passado e afetam a estrutura do prédio.

Na calçada da igreja há rachaduras com espessuras e tamanhos diferentes. Algumas delas chegam até a parede do prédio, mas por sorte ainda não chegaram à parte interna do prédio, mas já começam a preocupar membros da igreja.

O padre Edimilton Motta afirma que a administração da paróquia já está fazendo os trabalhos necessários para manter o prédio em ordem.

“Fiquei doente nos últimos dias e voltei nesta semana e já estou tentando resolver os problemas”, conta.

“Já entramos em contato com a Prefeitura de Cuiabá sobre as rachaduras por causa da raiz da árvore. O problema é que as raízes procuram por água, então elas seguem em direção ao banheiro e em partes do sistema hidráulico”.

Edimilton afirmou que espera que a questão seja resolvida já nas próximas semanas.

O secretário da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), Vanderlúcio Rodrigues, afirmou que vai agendar uma ação para o local nos próximos dias.

Outro problema da igreja, segundo o padre, está no telhado.

“O prédio é bem alto, e com esse tempo com bastante vento e chuva, algumas telhas acabam se mexendo e provocando goteiras”.

Como a igreja é um patrimônio histórico, para mexer no telhado, a administração precisa notificar o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). 

“O quanto antes vamos procurar o instituto para conseguir resolver os problemas”, afirma o padre.

Repórter MT


Compartilhe Nossas Notícias