Chef ensina fazer o peixe grelhado perfeito

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DA ASSESSORIA

Muito além de publicar receitas, a healthy Chef Dani Faria Lima orienta seus seguidores e mentorados dentro dos preceitos básicos para uma nutrição adequada, e desmistifica a ideia de que isso seja algo exclusivo de atletas e profissionais da nutrição. Ela afirma que, um prato para ser completo, deve conter carboidratos, gorduras saudáveis, fibras e proteínas, e com o aumento do marketing fitness, este último grupo começou a ganhar mais atenção por seu potencial na construção muscular.

Dani sempre defendeu a presença das proteínas de origem animal e/ou vegetal em boa quantidade em todas as refeições, já que é o componente básico para a construção e restauração dos tecidos, órgãos e hormônios vitais. De maneira bem didática, ela fala ao seu público que estes alimentos são ricos em aminoácidos, que são como “tijolinhos para as obras do organismo”. E infelizmente, segundo a chef, é muito comum eles serem negligenciados, pois a maioria acaba consumindo uma quantidade muito maior de carboidratos, especialmente no café da manhã e nos lanches.

“Alimentos proteicos tendem a nos dar um alto grau de saciedade, exatamente por oferecer esta matéria prima essencial. Rapidamente o corpo sente satisfação. Diferente de comer um prato de macarrão, por exemplo, que nos faz querer comer mais em pouco tempo, gerando uma compulsão alimentar, pois a única coisa que a massa nos oferece é fonte energética” – alerta Dani.

Em seu Instagram, é possível encontrar uma variedade de receitas à base de proteínas. Uma delas, postada recentemente, é a de filé de peixe grelhado, que foi um sucesso entre os seguidores pela praticidade e o tempero indescritível! Aí vai o passo a passo.

Ingredientes:
3 filés de tilápia;
2 dentes de alho pequenos socados;
2 colheres de sopa de coentro picado;
Suco de 1/2 limão siciliano;
1 pitada de sal, cúrcuma e gengibre em pó;
Pimenta do reino a gosto.

Preparo:
Espalhe o suco de limão nos filés, depois tempere com o sal dos dois lados. Em seguida, espalhe também dos dois lados o alho, a cúrcuma, o gengibre, a pimenta e finalize com o coentro. Deixe marinar por no mínimo 30 minutos (também pode ser reservado na geladeira para o dia seguinte).
Espalhe o azeite e coloque o peixe com a frigideira aquecida em temperatura média. Espere de 2 a 3 minutos, até dourar, e vire. Evite virar mais de uma vez. Se a panela secar, pode regar com mais um fio de azeite. Espere dourar do outro lado e sirva.
Segredo da chef: Para grelhar qualquer carne, deixe antes em temperatura ambiente. Se ela estiver gelada, solta muita água e o resultado na textura não é o esperado. Quanto mais seca em contato com a panela quente, melhor a carne sela e mantém sua suculência.

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Repórter MT


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