Fornecimento de gás está suspenso há cinco dias em Cuiabá

Compartilhe Nossas Notícias

Interrupção foi causada pela explosão de gasoduto em Nossa Senhora de Livramento e já afeta postos de combustível

(Foto: Jcomp – br.freepik.com)

O fornecimento de gás está interrompido a Cuiabá por causa da explosão da tubulação em Nossa Senhora do Livramento (42 km de Cuiabá), no sábado (30). A informação foi confirmada ao LIVRE pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), nesta sexta-feira (5). 

A interrupção foi informada pela empresa Âmbar Energia no começo desta semana. Conforme a Sedec, o duto teve que ser esvaziado como medida para adiantar o serviço de reparação de 10 metros de tubulação destruídos na explosão. 

A suspensão já afeta o fornecimento em postos de combustíveis hoje. A gerência de um posto disse que o último abastecimento foi realizado no domingo (31) e a previsão é que seja restabelecido apenas na próxima semana. 

Cerca de 3,5 mil carros movidos a gás já circulam por Cuiabá. Eles respondem por 60% do consumo na Capital.

Sedec informou que três postos de combustível recebem 80 mil metros cúbicos ao mês e outras cinco indústrias recebem 100 mil metros cúbicos no mesmo intervalo. O desabastecimento dos postos se deveria à limitação técnica. 

“Nenhum tem booster em operação, [por isso] não foi possível estocar para a operação de GNV em automóveis. Os veículos convertidos poderão circular normalmente, com abastecimento de etanol ou gasolina”, diz trecho da nota. 

Quanto às indústrias, a secretaria informou que todas realizaram armazenamento para se manterem abastecidas durante o período de reparo. Ainda de acordo com a Sedec, a Âmbar Energia pediu de 7 a 10 dias para restabelecer os serviços. Esse prazo teria começado a valer na segunda-feira (1º). 

O Livre


Compartilhe Nossas Notícias
Enable referrer and click cookie to search for pro webber