Homenagem do 2º batalhão de bombeiros ao comandante da brigada de Rosário

O tenente-bombeiro Onezimo Delfino da Costa, comandante da brigada mista do município de Rosario Ost, durante solenidade no dia 6 de abril de 2022 no Corpo de Bombeiros Militar de Várzea Grande O 2º Batalhão conferiu-lhe 28 anos de serviço à empresa e criou uma brigada híbrida onde comandava e supervisionava.

O soldado chefia a Seção de Combate do 2º Corpo de Bombeiros Militar e uma brigada municipal mista composta pelos municípios de Nossa Senhora do Livramento, Jangada, Rosário Oeste e Nobres.

Na época, o soldado estava acompanhado de sua esposa, esposa. Cíntia Félix é coordenadora da proteção civil do município de Rosário Oeste e coordenadora da proteção civil das duas brigadas mistas municipais da cidade, agraciadas com o título de “BMM Guará”.

A mãe do laureado, Maria Anbrosina da Costa, é de sangue Bakayri e treinada na aldeia de Bakayri. Também treinou em outras cidades de abrangência do 2º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar.

Histórico

Nascido em 25 de novembro de 1975, Onézimo Delfino da Costa iniciou sua carreira militar em 1994 como soldado do CBMMT. Formou-se como 3º Bombeiro Militar SGT em 2003 e iniciou a carreira como 2º Tenente Bombeiro Militar em 2016.

Possui cursos de tecnólogo avançado em segurança pública, gestão patrimonial e de pessoal e graduação avançada em administração pública.

Os militares realizaram os seguintes estágios militares: EABA, EMAT, ESALT, EPCIF, EBSAR (Instrutor) e EAPAN (EB).

Também participou dos seguintes cursos militares: CPCIF, CATF Ceará, CES, CAS e CHOA.

Delfino iniciou seu interesse pela área ambiental através de um estágio no EPCIF desde 1996, e em 2003 trabalhou na equipe de coordenação do CFSD naquele ano. Também esteve envolvido na coordenação do primeiro curso do CBMMT sobre prevenção e combate a incêndios florestais, onde foi responsável pela criação da primeira sala cenário de comando da Operação Mato Grosso Verde “CIMAN” no Prédio da Defesa Civil Nacional.

Os militares formaram os primeiros generais aprovados do sistema socioeducativo do estado e lançaram o primeiro protótipo do carro Auto Rápido Florestal-AR no CBMMT. No mesmo ano, colaborou com o município denominado “Guardião do Pantanal” na primeira operação de trabalho, que foi aplicada a Rosario Oster.

Trabalhou no Conselho Nacional de Gestão de Incêndios de 2016 a 2020 e em 2003 foi membro da delegação a Brasília na Assembleia Nacional do Meio Ambiente.
Em 2020, esteve envolvido na coordenação do PAEAS PANTANAL em Pocone, onde atuou no resgate de animais silvestres e controle de logística e operações.

Atualmente, o Tenente BM Delfino está na reserva remunerada do CBMMT, seu último cargo foi chefe da Seção Operacional do 2º Corpo de Bombeiros Militar e esteve a cargo de Nossa Senhora do Livramento, Jangada, Rosário Oeste e Nobres.

Também está envolvido na coordenação da Certificação Nacional Canina LIGABOM.

O bombeiro também foi homenageado em todas as cidades em que atuou, incluindo os deputados estaduais Eduardo Botello, presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso, e Emilson Nee, presidente da cidade de Rosario Oster. que recebeu aplausos por seu trabalho.

VEJA AS FOTOS ABAIXO:

Participe de nosso grupo no WhatsApp
Entre Clicando no botão
 

 

Parceiros

     

 

 

Compartilhe informação
Veja também