Indicação de Faissal cobra limpeza de corixos da região do Pantanal

Compartilhe Nossas Notícias

A ação deve beneficiar a retirada de lixo dos principais locais pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).

Após receber inúmeros pedidos de cidadãos pantaneiros em seu gabinete, o deputado estadual Faissal Calil (PV) apresentou na sessão plenária desta terça-feira (23), no Poder Legislativo, uma Indicação, que trata a necessidade de limpeza de corixos na região do Pantanal.


Uma cópia do documento legislativo foi encaminhada à secretária de Meio Ambiente, Mauren Lazarretti, e ao secretário da Casa Civil, Mauro Carvalho Júnior.


“A presente proposição se dá em decorrência dos problemas enfrentados na região do Pantanal, motivo pelo qual temos recebido inúmeras solicitações para providências, dentre elas, uma do senhor Fernando Francisco de Lima, pescador profissional (colônia Z-01)..”, justificou o parlamentar.


Segundo Faissal, a indicação deve atender aos corixos pantaneiros situados no Rio São Lourenço (Porto Jôfre até o desaguamento no Rio Paraguai), como o Mané Isaque, Lemos (região de Barão de Melgaço), Limoeiro (região do Porto Jofre), que dá acesso a 42 baías, o Rita Velha, o Maria Joana, que dá acesso 16 baías, na região do Porto Jôfre, o Felipão de Cima e o Patricia, na região do Rio Paraguai – Serra do Amolar, além do corixo Pedro II, que fica na região das baías Gaíva e Uberaba.


Os corixos são canais que ligam as águas de baías, lagoas, alagados e outros com os rios próximos, ou seja, são pequenos rios que se formam (rios perenes) em épocas de chuva que vem desaguar em outros rios maiores.

POR: Assessoria Dep Faissal Calil


Compartilhe Nossas Notícias