Investimento do Mais MT e opinião sobre modal de transporte serão debatidos em reunião com prefeitos

Compartilhe Nossas Notícias

Recém eleito presidente do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Social do Vale do Rio Cuiabá, o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB) preside na próxima segunda-feira (8), às 14h, a primeira reunião com representantes dos 13 municípios que compõe o grupo.

O evento será na Câmara de Vereadores da cidade de Santo Antônio de Leverger e terá como tônica dois assuntos que são de grande interesse dos gestores das cidades que rodeiam a capital do estado: modal de transportes e investimentos do Mais MT.

Emanuel quer saber na realidade qual o valor que será destinado aos municípios da região metropolitana de Cuiabá e buscará essas informações com os prefeitos, tendo em vista que o Governo do Estado ainda não declarou o valor real que será disponibilizado par esses municípios, inclusive em Cuiabá.

Além disso, Emanuel também levará informações sobre o novo modal de transportes que deve ser implantado em Cuiabá, mas também deve ouvir a opinião dos prefeitos sobre qual dos modais (BRT ou VLT) seria o melhor para ser implantado em Cuiabá e Várzea Grande.

Ainda sobre o Mais MT, Emanuel espera que o governador Mauro Mendes tenha colocado as cidades da baixada cuiabana como possíveis beneficiadas, pois até agora, segundo o prefeito, só há investimentos destinados para o interior e apenas na região do consórcio são mais de 1 milhão de habitantes que precisariam dos projetos estaduais.

O consórcio

No dia 15 de janeiro, em eleição realizada na Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Pinheiro foi eleito, por unanimidade, o novo presidente do Consórcio. Na oportunidade, o chefe do Executivo cuiabano destacou que irá trabalhar para garantir o resgate da importância política, econômica e social da região metropolitana.

Criado em dezembro de 2005, o grupo é formado por Cuiabá, Várzea Grande, Acorizal, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Jangada, Nobres, Nossa Senhora do Livramento, Nova Brasilândia, Planalto da Serra, Poconé, Rosário Oeste e Santo Antônio de Leverger. Com uma área aproximada de 76 mil km², esses municípios somam mais de 1 milhão de habitantes.

OLHAR DIRETO


Compartilhe Nossas Notícias