Mato Grosso ainda está entre os Estados que proporcionalmente menos vacinaram contra a Covid-19

Compartilhe Nossas Notícias

O ritmo de vacinação contra o novo coronavírus em Mato Grosso ainda segue em marcha lenta. Levantamento feito pelo consórcio de veículos de imprensa, formado por G1, O Globo, Extra, O Estadão de S.Paulo, Folha de S.Paulo e UOL, com base nos dados das secretarias de saúde colocam o Estado como o sexto que, proporcionalmente, menos imunizou a sua população.

Vale ressaltar que a colocação de Mato Grosso pode ser ainda pior, isso porque Acre e Amapá, que estão atrás no ranking de vacinação, não divulgaram dados novos sobre quantos foram imunizados até a última terça-feira (02).

O ranking dos que menos vacinaram até agora no país está da seguinte forma:
TO: 9.862 (0,62%)
AC: 5.799 (0,65%)
PA: 59.780 (0,69%)
AP: 6.517 (0,76%)
MG: 176.777 (0,83%)
MT: 31.179 (0,88%)
Mato Grosso tinha até a terça-feira (02) 31.179 vacinados, o que equivale a 0,88% da população do Estado e 19,35% das doses recebidas. O Distrito Federal é a unidade da federação com o processo de imunização mais avançado, com 76.424 doses aplicadas (2,50%).

Questionado sobre a marcha lenta na imunização da população, o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, pontuou que a vacinação em si cabe aos municípios e que o Estado apenas tem a atribuição de distribuir os lotes que recebe do Ministério da Saúde.

“É importante ressaltar que o procedimento de vacinação não é do governo do Estado e sim dos municípios. O Estado recebe, tem uma central de armazenamento e fazemos o encaminhamento para os 141 municípios. Depois de 38 horas, a gente já tinha entregue praticamente tudo”, disse Gilberto.

Segundo o secretário, muitas cidades tinham acabado de trocar de prefeito, por conta das eleições municipais, o que pode servir como uma desculpa para a lentidão. “Alguns secretários tinham recém tomado posse. Dá até para entender, porque as equipes estão sendo formadas. Quero crer que nesta semana consigamos recuperar bem o tempo perdido. Queremos terminar o mais rápido possível a primeira fase”.

Cuiabá ultrapassa dez mil

A Prefeitura de Cuiabá ultrapassou, na última terça-feira (02), a marca de dez mil pessoas vacinadas contra a Covid-19 durante a campanha de imunização contra a Covid-19, na estrutura montada pela Prefeitura de Cuiabá, no Centro de Eventos do Pantanal.

A campanha teve início no dia 20 de janeiro e tem atendido aos trabalhadores da saúde, que atuam na linha de frente contra o coronavírus e os idosos. Até ontem, foram 10.590 cuiabanos imunizados.

A Secretaria de Saúde de Cuiabá estipula que mais de 23 mil profissionais da saúde estejam aptos a serem vacinados nesta primeira fase.

Até a última semana, no dia 27 de janeiro, sete dias após o início da imunização em Cuiabá, 4.134 mil já tinham recebido a primeira dose da vacina. Hoje, o total de mais de 10 mil imunizados, representa 45,3% dos 23.371 trabalhadores da Saúde da Capital.

OLHA DIRETO


Compartilhe Nossas Notícias