No próximo sábado (4) a cantora pop Madonna chega ao Brasil para se apresentar em um show único e gratuito para um público que pode superar 1,5 milhão de pessoas na icônica praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. Apesar da transmissão pela TV e internet, fãs do país inteiro vão viajar para ver a diva pop bem de pertinho.
E de Cuiabá não seria diferente. Entre muitos cuiabanos que devem fazer o trajeto, estão os fãs João Gimenez, 31, e Pedro Nava, 33, que já estão se preparando para pisar em terras cariocas no próximo fim de semana.
Os dois psicólogos conversaram com o portal sobre o quanto amam Madonna e contaram os desafios que estão enfrentando para vê-la de perto, como por exemplo ter de abrir mão de prestar um concurso no dia seguinte.
Essa será a segunda vez de João vendo a cantora, já que ele esteve em um dos shows da MDNA Tour, de 2012, que foi sua última passagem pelo Brasil. Já Pedro viu um show em dezembro, mas agora ganhou um incentivo a mais: um ‘ingresso Vip’, presente do banco patrocinador do evento para alguns superfãs ficarem mais perto do palco.
O show, que irá finalizar a ‘The Celebration Tour’, em comemoração aos 40 anos de carreira da artista, foi confirmado no último dia 21 de março, após semanas de rumores. Acontece que, com pouco tempo hábil para se organizar, fãs tiveram inúmeras dificuldades, principalmente financeiras e ao conciliar a viagem com seus empregos.
“Está sendo um pouquinho caótico, porque pegou muitos fãs de surpresa. Então não está sendo barato”, disse Gimenez. “No meu emprego, tenho alguma flexibilidade de horário, mas possivelmente vou ter que trabalhar [online] no dia”.
Após o anúncio do show, o preço de passagens aéreas para o Rio de Janeiro disparou. Além disso, ainda há gastos com hospedagem e outras despesas de uma viagem.
Pedro viu com antecedência e conseguiu preços razoáveis. “Vi na época que não estava tão caro. Vou com amigos e dividiremos a hospedagem. Então financeiramente não vai ser um grande problema”, diz Pedro.
“Nós que estamos em Cuiabá e temos que ir ao circuito Rio-São Paulo para os grandes shows, já gastamos muito com deslocamento e hospedagem. Então o fato de ser gratuito já é bacana para quem não poderia pagar pelo ingresso do show”, analisa.
De acordo com uma pesquisa feita na sexta-feira (26) no site de buscas Skyscanner, o voo mais barato entre Cuiabá e Rio de Janeiro, com saída no dia 3 e retorno no dia 5 de maio, custa R$ 1.900. Os preços estão muito acima do normal para a época, considerada de baixa temporada.
Madonna ou CNU?
No próximo domingo (5) acontece pelo Brasil inteiro a prova do primeiro CNU (Concurso Público Nacional Unificado), conhecido como ‘Enem dos Concursos’, no qual 2,1 milhões de pessoas tiveram sua inscrição confirmada e devem fazer a prova.
O problema é que a data cai no dia seguinte ao show e, com previsão para acabar por volta da meia noite, o concerto deixará um prazo curtíssimo entre seu fim e o fechamento dos portões nos locais de prova, que acontece às 7h30 no turno da manhã e às 13h no turno da tarde, no horário de Mato Grosso.
Por isso, quem não mora na região metropolitana do Rio e havia se inscrito na prova teve que fazer uma escolha: o concurso ou viajar para ver o show de Madonna. João e Pedro escolheram a segunda opção.
“Eu já estava em dúvida se iria fazer ou não o concurso e, depois disso [anúncio do show no Brasil], decidi que eu não iria mesmo. Mas não foi uma decisão fácil de tomar”, disse João.
“Eu ia fazer o concurso e quando confirmou [o show] eu já estava inscrito e disse que não ia rolar ir por conta do CNU. Mas não sei, concurso tem todo ano, eu tento depois. A Madonna eu não sei se vem novamente com outra turnê para a América do Sul”, conta Pedro.
A artista completa em agosto 66 anos e fãs especulam se essa terá sido sua última grande turnê mundial. Apesar das limitações naturais da idade, a Celebration Tour começou somente 4 meses após a cantora deixar a UTI por conta de uma grave infecção bacteriana, já teve 80 datas antes do show no Rio, e as apresentações tem mais de duas horas de duração.
“Eu sei que vai ser um show histórico e que vão falar e lembrar desse show por muito tempo. Ainda não sabemos o que essa apresentação significa na carreira da Madonna, mas não duvido que talvez seja o último show dela, da última grande turnê da carreira. Então pode ser que tenha um gostinho de encerramento”, reflete Gimenez.
Emoção pela segunda vez
João conta que seu primeiro contato com a cantora foi através de uma fita VHS, ainda na infância. Com o passar do tempo, foi conhecendo melhor e aos poucos e só por volta dos seus 16 anos se tornou fã. “Foi nessa época que comecei a assistir todos os clipes, a ouvir todas as músicas, desde o primeiro álbum até o último. E depois daí, não parei mais”, conta.
Ele conseguiu assistir a um show da cantora na última passagem dela pelo Brasil, momento que lembra até hoje.
“Ela veio em 2008 com a Sticky & Sweet Tour, mas eu ainda não era tão fã. Em 2012 ela veio com a MDNA Tour e aí eu fui ao Rio de Janeiro com algumas amigas. Na época eu já gostava muito dela, foi incrível”, completou.
Já Pedro foi fisgado após um amigo lhe apresentar músicas e ele acompanhar a passagem dela pelo Brasil em 2008. “A partir daí eu fui cada vez mais atrás e descobrindo coisas, me tornando fã mesmo”.
Ele não quis arriscar perder a chance de ver a artista e viajou em dezembro para Amsterdã, na Holanda, para assistir a dois shows da Celebration Tour, já que à época não havia certeza da vinda dela ao Brasil. E ele tinha um bom motivo para isso.
“Em 2008 e 2012 que ela veio ao Brasil eu ainda era estudante e por questões financeiras não pude ir. Em 2015 ela não veio ao Brasil e em 2020 guardei dinheiro e viajei a Paris na intenção de assistir a um show dela”, detalha Pedro.
Para azar dele e dos fãs, a apresentação na capital francesa foi cancelado. Madonna tinha problemas de saúde e, em seguida, veio a pandemia de Covid-19, cancelando o restante daquela turnê.
De pertinho
Pedro foi um dos fãs agraciados com um presentinho do banco patrocinador do evento. O Itaú, que trouxe Celebration Tour ao Brasil, reservou a área mais próxima ao palco somente para clientes, colaboradores e convidados.
Acontece que, após milhares de pedidos nas redes sociais, alguns fãs têm ganhado esse acesso e vão poder curtir de pertinho o show. E Pedro foi um deles.
“Eu estava meio desesperançoso de conseguir algo, mas falei: ‘Ah vou postar no Twitter’. E não tenho muitos seguidores, uso só para me distrair. Postei e marquei o Itaú. Acho que algum amigo retuitou e de repente meu celular estava cheio de notificações. E entre elas chegou a deles oferecendo a participação no Espaço”, conta.
“Um sonho? Ser visto pelo Itaú. Acho que eu também mereço! O que eu preciso fazer para estar no VIP celebrando com a Madonna?”, escreveu ele na legenda. Na imagem, Pedro estava deitado junto a sua coleção de itens da cantora.
“Pedro, não nos diga mais nada. Uma coleção incrível como essa não ia passar batido. O que acha de curtir o show do século com a gente e outros fãs no Espaço Itaú?”, respondeu o banco na publicação.
“Eu fiquei em choque, a ficha ainda está caindo. Apesar disso, estou ficando cada vez mais ansioso com a data se aproximando”, descreve ele, feliz pela conquista. Para ele, o show será inesquecível.
“Vai ser como um fechamento de ciclo, estou em uma relação com a Madonna há 13 anos e ela já me ajudou a passar por muitos momentos ao longo da minha vida. Então, para mim vai ser uma grande celebração”, encerra Nava.
Mín. 24° Máx. 41°
Mín. 26° Máx. 42°
Tempo limpoMín. 29° Máx. 45°
Tempo limpo