Os desfiles cívicos em celebração ao feriado de 7 de Setembro, Dia da Independência do Brasil, em Cuiabá e outros 21 municípios foram cancelados devido ao calor extremo e baixa umidade do ar. As cidades também estão com densa fumaça provocada pelas queimadas florestais e urbanas.
Alguns municípios realizarão o evento somente como um ato simbólico dentro das escolas. (Confira lista das cidades abaixo).
A lista dos municípios foi divulgada pela AMM (Associação Mato-grossense dos Municípios), nesta quinta-feira (5).
O Exército Brasileiro informou que o clima seco foi o principal fator para o cancelamento do evento na capital, que seria realizado na Avenida Getúlio Vargas.
Com o intuito de evitar riscos à saúde, a decisão também leva em consideração o decreto de emergência ambiental, devido à baixa umidade do ar, seca severa e onda de calor no estado, conforme aponta o Governo de Mato Grosso.
Nesta quinta-feira (5), novamente, Cuiabá amanheceu encoberta por uma ‘cortina’ de fumaça – fato que piora a situação climática registrada nos últimos dias, de umidade relativa do ar em níveis alarmantes e altas temperaturas.
Na terça-feira (3), Cuiabá registrou a maior temperatura do país, atingindo 42ºC, conforme registro do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
No mesmo dia, um levantamento de secas e impactos no Brasil foi divulgado pelo Governo Federal, revelando que Mato Grosso tem 24 municípios na lista de cidades com condição de seca extrema, ficando atrás apenas de Minas Gerais e São Paulo.
A baixa umidade também foi um destaque, isso porque a capital alcançou índice vermelho, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), com 10% de umidade. Essa medição afeta diretamente a qualidade de vida de seres humanos, animais e plantas.
A projeção para setembro alerta para o agravamento da seca em diversas regiões do Brasil, com destaque para Mato Grosso, que deve expandir a condição para 73 municípios.
Mato Grosso também foi o estado do Brasil que mais queimou desde janeiro deste ano, com mais de 28 mil focos de incêndios, conforme dados do Programa BDQueimadas, do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).
Somente em agosto, foram contabilizados mais de 13,6 mil focos, superando os números somados de janeiro a julho deste ano.
De acordo com o Inpe, o número de focos de incêndio registrados no período de 1º a 30 de agosto de 2024 foi o maior índice para este mês nos últimos dez anos no estado.
Mín. 24° Máx. 41°
Mín. 26° Máx. 42°
Tempo limpoMín. 29° Máx. 45°
Tempo limpo