No dia 06 de setembro de 2024, a Federação da União Presbiteriana de Homens (UPH) do Presbitério Central de Mato Grosso (PCMT), esteve realizando em parceria com o MT - Hemocentro, o dia do doador presbiteriano. A atividade está na agenda da igreja Presbiteriana do Brasil para ser realizada no dia 02 de agosto, porém, devido a extensa agenda de atendimento do MT - Hemocentro, a atividade foi realizada no dia 06/09 (por meio de uma das unidades móveis), no estacionamento da Escola Presbiteriana de Cuiabá, anexa a Igreja Presbiteriana do Areão.
Apesar do calor escaldante de Cuiabá, muitas pessoas compareceram para estar doando sangue, atendendo ao convite da diretoria da Federação.
Em conversa com o secretário da Federação, o Presbítero Rodrigo Ormond disse a nossa reportagem que “a diretoria pretende estar realizando/cumprindo esta agenda todos os anos com o apoio do presbitério. Disse ainda que estará incentivando os irmãos presbiterianos a serem doadores de sangue frequentes, pois entende a importância do ato, que vai além de ser uma ação social, mas, um gesto de amor para com o próximo, que venha a necessitar de sangue”.
A reportagem tomou conhecimento que o Presidente da Diretoria, o Presbítero Gilmar Soares Pinheiro, recebeu algumas mensagens de apoio e de agradecimento. Em especial a de um pai que recebeu o vídeo/convite da ação e, ficou extremamente comovido e agradecido com a iniciativa, pois sabe na prática que este tipo de ação, ajuda várias pessoas que necessitam, como é ocaso da sua filha Emanuelly, que precisa receber sague com regularidade devido a uma anemia falciforme. O pai relatou ainda que exatamente no dia da atividade sua filha estava recebendo sangue, vindo a enviar uma foto ao presidente.
O dia do doador Presbiteriano foi uma data instituída pelo Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil no ano de 2018, com o intuito de mobilizar o povo presbiteriano a servir a sociedade através da doação de sangue. “Enquanto há vida, há esperança” Eclesiastes 9:4. E com o entendimento de que são discípulos de Cristo, os presbiterianos (como se denominam) são desafiados a seguir o seu exemplo.
Por fim, a diretoria disse que não poderia de agradecer imensamente ao MT – Hemocentro pela parceria realizada, em especial a equipe que esteve trabalhando no local. O médico Manoel, a Enfermeira Rosineide, as Técnicas em Enfermagem Brhenda e Esther e o motorista Arlindo, os quais desempenharam suas funções com extremo profissionalismo e dedicação. Esperando em Deus que consigam realizar esta atividade no ano de 2025.