A Coligação “Rosário Oeste Somos Todos Nós”, formada pelos partidos PSB, PRD e PP, está pedindo a cassação do atual prefeito e candidato à reeleição, Alex Steves Berto (União Brasil), por suspeita de compra de votos. Vice de Alex, Mary Ivoneth Navarros é alvo dos mesmos pedidos.
Representação especial foi movida na 03ª Zona Eleitoral de Rosário nesta segunda-feira (30), assinada pelo advogado Caio Alexandre Ojeda da Silva, que representa a coligação.
Na peça, houve a juntada de um vídeo em que teria flagrado Alex tentando negociar votos, numa casa situada na rua Santos Dumont, bairro Aeroporto, por volta das 11h35 do dia 27 de setembro. Na ocasião, teria sido ofertado R$ 500,00 à senhora E.S. da S.P. e sua família.
No local, câmeras de vigilância flagraram a tentativa de compra de votos. O vídeo foi anexado no processo como prova do crime eleitoral supostamente praticado por Alex.
“No presente caso, observa-se a participação direta do Sr. Candidato ofertando valores e em determinados momentos do vídeo solicita explicitamente apoio a sua candidatura. Ademais, verifica-se que, para caracterizar a captação ilícita de sufrágio, não é necessário que haja um pedido expresso de voto no candidato, estando implícita sua intenção em seus atos”, anotou o advogado na representação.
Diante disso, requereu à Justiça que condene Alex, sua vice, Mary Ivoneth Navarros Borges e pessoa identificada como Salvador Domingos dos Anjos, que também aparece na gravação promovendo a negociata.
O caso ainda não recebeu uma decisão do juiz Arthur Moreira Pedreira de Albuquerque, titular da Zona Eleitoral do município.