A Diretoria Executiva da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) comunicou nesta sexta-feira (10) que vai ingressar no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com um pedido de tutela jurisdicional preventiva. O objetivo da ação junto à Justiça Eleitoral é dar garantia à empresa para publicação de reportagens da Agência Brasil durante o período eleitoral.
A ação submetida ao tribunal busca esclarecer os limites da aplicação da legislação eleitoral à atividade jornalística da Agência Brasil . O pedido principal é o reconhecimento de que a produção jornalística regular da agência – pautada por autonomia editorial, apuração técnica, pluralidade de fontes e caráter estritamente informativo – não se confunde com publicidade institucional e, portanto, não está sujeita à vedação prevista na Lei das Eleições.
Como pedido alternativo, caso esse entendimento não seja acolhido, solicita-se que a corte estabeleça critérios objetivos para diferenciar conteúdo jornalístico de publicidade institucional, garantindo maior segurança jurídica à atuação editorial da EBC durante o período eleitoral.
A Agência Brasil é fonte de milhares de veículos em todo o Brasil, e a divulgação de informações jornalísticas checadas é garantia essencial do direito à informação para milhões de brasileiros.
A EBC reafirma seu compromisso com a legalidade, a transparência, a comunicação pública de qualidade e o direito da sociedade brasileira à informação.
Justiça TSE: ministros ordenam que Lula e Janja removam vídeos contra Flávio
Justiça TRE-RJ suspende propaganda eleitoral gratuita no RJ até domingo
Justiça Fux pede acesso a processos contra Jair Bolsonaro no STF
Justiça Moraes determina emissão de mandado de prisão contra Eduardo Bolsonaro
Justiça Paes recorre ao STF para barrar anulação dos votos de Garotinho
Justiça Homem é retirado do STF após tentar entrar dizendo ser "imperador Mín. 28° Máx. 42°
Mín. 25° Máx. 40°
Chuvas esparsasMín. 23° Máx. 39°
Chuva

