Terça, 21 de Janeiro de 2025 00:57
(65) 9.9699-4101
Cidades CIDADES

Inmet emite alerta para chuvas intensas e ventos fortes em Cuiabá e 53 municípios de Mato Grosso

Previsão inclui chuvas fortes, ventos de até 100 km/h e risco de alagamentos e quedas de árvores

10/01/2025 17h27
Por: AconteceMT Fonte: Redação - Emmanuel Duailibi
Foto: Luiz Alves/Prefeitura de Cuiabá
Foto: Luiz Alves/Prefeitura de Cuiabá

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para chuvas intensas e ventos fortes que podem afetar Cuiabá e outros 53 municípios de Mato Grosso. O aviso, que é válido até às 10h desta sexta-feira (10), prevê condições climáticas severas que podem trazer riscos à população e à infraestrutura local.

De acordo com o Inmet, a previsão é de chuvas intensas, com volumes que podem variar entre 30 e 60 mm/h ou de 50 a 100 mm/dia, acompanhadas de ventos fortes que podem atingir até 100 km/h. Essa combinação de fatores climáticos pode gerar transtornos, como alagamentos, quedas de árvores e danos a estruturas temporárias ou mal conservadas.

As autoridades locais estão em alerta e recomendam que a população tome precauções, como evitar áreas de risco, como encostas e áreas sujeitas a alagamentos, e garantir que objetos soltos em áreas externas estejam protegidos para não serem levados pelos ventos.

Além disso, a orientação é que as pessoas que estiverem em locais abertos busquem abrigo e evitem circular em vias com risco de alagamento, especialmente durante o pico das chuvas.

O Inmet também alerta para a possibilidade de ocorrências de descargas elétricas (raios), que podem ser perigosas, e reforça a necessidade de acompanhar as atualizações sobre o clima nas próximas horas.

A população pode acessar o site do Inmet ou os canais de comunicação das defesas civis municipais para mais informações sobre o alerta e para saber como agir em caso de emergências.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias