Sexta, 28 de Março de 2025 09:30
(65) 9.9699-4101
Saúde Cuiabá - MT

Reunião entre secretária de Saúde e Sindimed fortalece relação entre instituições

A secretária de Saúde de Cuiabá, Lúcia Helena Sampaio, recebeu em seu gabinete o presidente do Sindicato dos Médicos do Estado de Mato Grosso (Sind...

13/02/2025 14h38
Por: AconteceMT Fonte: Prefeitura de Cuiabá - MT
Crédito: Letícia Kathucia
Crédito: Letícia Kathucia

A secretária de Saúde de Cuiabá, Lúcia Helena Sampaio, recebeu em seu gabinete o presidente do Sindicato dos Médicos do Estado de Mato Grosso (Sindimed), Adeildo Lucena, para um encontro que buscou fortalecer o diálogo entre a gestão municipal e a categoria médica. O encontro, na tarde de quarta-feira (12), foi marcado por debates produtivos sobre temas fundamentais para a melhoria da saúde pública e o bem-estar dos profissionais da área.

Um dos principais pontos discutidos foi a limitação de 20% para novas contratações na saúde. O Sindimed se posicionou contra uma revogação desse artigo da lei, defendendo que a norma deve ser mantida para evitar um cenário de contratações excessivas sem a devida previsão de concursos públicos. No entanto, o sindicato garantiu que não se oporá a contratações extras, caso necessárias neste momento de epidemia, priorizando sempre a necessidade da população.

Outro ponto abordado foi a produtividade na Atenção Básica. O presidente do Sindimed, que também é médico da família e comunidade, reconheceu que há um problema quanto à finalização dos atendimentos no sistema, o que impacta nos índices de produtividade. Ele se colocou à disposição para orientar os profissionais sobre a importância do registro adequado dos atendimentos. A secretária Lúcia Helena informou que a nomeação dos Responsáveis Técnicos (RTs) das Unidades Básicas de Saúde está em andamento e que essa questão será discutida antes da posse desses profissionais.

A reunião também pautou o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV), onde o Sindimed informou que existem dois processos distintos em andamento, um referente à progressão dos profissionais dentro do plano e outro relacionado ao reajuste salarial das diferentes categorias. O sindicato sugeriu a unificação dos processos e a elaboração de um estudo técnico para viabilizar as melhorias.

A insalubridade também foi debatida. O sindicato manifestou preocupação com a possibilidade de redução desse benefício, mas acenou com a possibilidade de retomar negociações sobre o Reajuste Geral Anual (RGA), que ficou pendente de gestões anteriores.

Por fim, foi discutida a necessidade de reforço na equipe de cirurgiões. O Sindimed apontou que ainda há profissionais aprovados no último concurso em cadastro de reserva, que podem ser convocados para compor uma equipe para realizar cirurgias eletivas. A proposta foi bem recebida pela secretária, que se comprometeu a analisar a viabilidade da implementação.

A secretária Lúcia Helena avaliou o encontro de forma positiva. “A relação da Secretaria de Saúde com o sindicato continua harmônica. Não somos uma unanimidade de opiniões, mas o diálogo continua acontecendo de maneira civilizada”.

O presidente do Sindimed, Adeildo Lucena, também destacou o caráter produtivo da reunião: “A doutora Lúcia Helena é uma pessoa bastante acessível, com uma visão muito boa sobre a saúde pública. Trouxemos nossas sugestões e opiniões para tentar melhorar o atendimento à população, sempre buscando um equilíbrio entre os interesses da classe médica e da gestão”.

O encontro reforça a importância do diálogo entre os gestores da saúde e os profissionais que estão na linha de frente, garantindo melhorias tanto para os servidores quanto para os cidadãos cuiabanos.

#PraCegoVer

A imagem ilustra uma reunião entre a secretária de Saúde de Cuiabá e representantes do Sindicato dos Médicos de Cuiabá, além de outros representantes. Eles estão sentados em cadeiras pretas ao redor de uma grande mesa de madeira.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias