Sexta, 16 de Outubro de 2026
(65)9.9699-4101
Saúde Cuiabá - MT

Cuiabá recebe visita técnica do Ministério da Saúde para acompanhar Programa Mais Médicos Especialistas

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e da Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP), recebeu nesta quarta-feira (...

16/10/2026 08h54
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Cuiabá - MT
Crédito: SMS
Crédito: SMS

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e da Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP), recebeu nesta quarta-feira (14) uma visita técnica do Ministério da Saúde para acompanhar a implementação do Programa Mais Médicos Especialistas (PMME) nos hospitais municipais São Benedito e Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá (HPSMC).

A visita foi conduzida por Neila Cavalcante, referência regionalizada do Ministério da Saúde em Mato Grosso, e teve como objetivo acompanhar a implementação dos aprimoramentos profissionais, conhecer a estrutura física das unidades e os fluxos assistenciais, além de avaliar como as atividades dos médicos participantes estão sendo incorporadas aos serviços de saúde.

A secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon, destacou que as especialidades contempladas pelo programa atendem a demandas importantes da rede municipal, especialmente em áreas nas quais há dificuldade para contratação de profissionais.

“As especialidades contempladas pelo programa são de extrema necessidade para Cuiabá e representam áreas em que historicamente temos dificuldade para contratar profissionais, como terapia intensiva, anestesiologia e endoscopia. Com esses aprimoramentos, buscamos fortalecer as equipes e ampliar nossa capacidade de atendimento, dando mais vazão às demandas da população e contribuindo para melhorar a assistência nos hospitais municipais”, destacou Deisi.

A programação começou pela manhã, no Hospital Municipal São Benedito, e seguiu à tarde no Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá. Durante a agenda, foram abordados os impactos dos aprimoramentos na assistência hospitalar, com diálogo entre representantes do Ministério da Saúde, gestores e responsáveis pelas unidades. A visita também prevê o registro dos principais pontos observados e a definição de possíveis encaminhamentos.

A diretora-geral da Empresa Cuiabana de Saúde Pública, Kelluby de Oliveira, ressaltou a importância da integração dos aprimoramentos à rotina hospitalar.

“Esse acompanhamento técnico é importante para garantir que os aprimoramentos estejam integrados à rotina hospitalar e contribuam para a qualificação dos serviços. A troca de informações entre os profissionais, os gestores e o Ministério da Saúde ajuda a identificar necessidades e a conduzir as ações de forma alinhada à realidade das unidades”, afirmou.

Entre as áreas acompanhadas pelo programa estão Cirurgia Geral Minimamente Invasiva, Colonoscopia Diagnóstica e Terapêutica no SUS, Anestesiologia Perioperatória e Sedação Segura, Ecocardiografia Transtorácica Aplicada ao SUS e Rotinas Assistenciais em Medicina Intensiva no SUS.

No Hospital Municipal São Benedito, um dos profissionais participantes é o médico Renan Souza Mancio, da área de Cirurgia Geral, que realiza aprimoramento em Cirurgia Geral Minimamente Invasiva.

A visita técnica permite acompanhar o desenvolvimento das atividades previstas no programa e verificar sua integração à rotina hospitalar, com foco no aperfeiçoamento dos serviços especializados oferecidos à população pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias