O programa Previne Brasil é o modelo de financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS), e foi instituído pela Portaria de Consolidação GM/MS nº 6, de 28 de setembro de 2017.
O Previne considera quatro componentes para fazer a transferência financeira federal a municípios e ao Distrito Federal: incentivo com base em critério populacional; capitação ponderada (cadastro de pessoas); pagamento por desempenho (indicadores de saúde) e incentivo para ações estratégicas. A proposta tem como princípio aumentar o acesso das pessoas aos serviços da APS e o fortalecimento de vínculos entre população e equipe, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas atendidas e acompanhadas nos serviços da APS. O Previne Brasil começou a ser implementado em 2020.
Esta pesquisa é realizada pelo Ministério de Saúde a cada 4 meses, e tem como finalidade realizar o monitoramento dos PSF”s de cada Município, tendo 7 indicadores como base, onde o Município de Rosário Oeste foi pontuado com destaque avançando 87 posições.
CITOPATOLÓGICO 10º nível Estado e 715 nível Brasil
DIABETES (HEMOGLOBINA GLICADA) 32º nível Estado e 1098 nível Brasil
GESTANTE E SAÚDE BUCAL 59º nível Estado e 2.592 nível Brasil
HIPERTENSÃO (PA AFERIDA) 23º nível Estado e 973 nível Brasil
IMUNIZAÇÃO (POLIO E PENTAL) 31º nível Estado e 683 nível Brasil
E o grande destaque é para:
PRÉ-NATAL (6 CONSULTAS) 1º nível Estado e 1º nível Brasil
PRÉ-NATAL (SIFÍLIS E HIV) 1º nível Estado e 1º nível Brasil
Nestes 4 primeiros meses do ano de 2.022, janeiro, fevereiro, março e abril as unidades de saúde de Rosário Oeste realizaram 7.491 consultas e procedimentos nas unidades do Município.
Em conversa com o Prefeito Municipal Alex Berto, estes números são a resposta de um trabalho realizado em conjunto por toda equipe de gestão, que tem oferecido á população rosariense um atendimento humanizado com valorização.
Fonte: Alerta Rosário