Política

ROSÁRIO OESTE: Vereadores visitam assentamento Fonte de Luz

Na manhã desta quarta-feira (28/04), estiveram visitando o assentamento Fonte de Luz o Presidente da Câmara Municipal Amilson da Distribuidora (SOLIDARIEDADE), Vice Presidente George Ribeiro (PSC), vereadora Vanuzia Araújo (MDB), vereador Tico Nazário (PTB), vereador Ademir Figueiredo (MDB), vereador Flávio Loureiro (PSC) e vereador Alexandre do Bauxi (PSB).          

O Assentamento Fonte de Luz em Rosário Oeste, está instalado na Rua do Porteirão, Bairro Aeroporto, em uma área que esteve abandonada por mais de 50 (cinquenta anos), totalmente improdutiva, tomada pelo mato e palco para usuários de entorpecentes (drogas) e prostituição.

Por várias décadas essa área esteve improdutiva em Rosário Oeste, tendo parte dela inclusive doada para terceiros. Famílias oriundas de Rosário Oeste vendo total descaso da área abandonada no ano de 2016 resolveram ocupar a área e iniciaram as Plantações e a sobreviver da própria terra. 

Os vereadores acima destacados resolveram fazer uma vistoria in loco para verificar a atual situação das Famílias ali assentadas, e puderam constatar a realidade vivida pela maioria naquele local.

Hoje os Assentados estão organizado em forma de Associação que buscam melhorias e apoio dos órgãos públicos para se manterem e serem REGULARIZADOS. 

O Assentamento acomoda mais de 100 (cem famílias) e cada um tem seu “pedacinho de terra” devidamente plantado e colhendo, ressaltando que das 100 (cem famílias) 90% (noventa por cento) cultiva o produto os 10% (dez por cento) deixaram sua terra sem plantação atrapalhando os que realmente valorizam a terra conquistada até o momento.

Podemos constatar que a maioria das Família usam para seu próprio consumo bem como vendem para custear demais despesas da família. Em um pequeno pedaço de terra, mas a organização é grande com mandioca, banana, abóbora, mamão, giló, maxixe, quiabo, maracujá, limão, goiaba entre outras plantações constatada in loco. Percebemos também que várias famílias cultivam hortaliças para comercialização e consumo próprio. Também foi constata que a maioria das famílias tem criação de (animais) como porcos, galinhas e codornas produzindo ovos para comercializar e consumo próprio. Interessante mencionar um casal com mais de 60 anos de idade (Dona Telma e Senhor Miguel), mantém em seu lote mais de 600 pés de bananas produzindo a todo vapor, assim como várias outras famílias. 

Os vereadores ficaram deslumbrados com o que viram e é unânime o apoio pela permanência dessas famílias que deram vida para uma área totalmente improdutiva que teve por muito tempo abandonada. 

Ressalta o Vereador George Ribeiro que sempre deixou claro o apoio incondicional às famílias que ali estão assentadas, que vem buscando sempre o apoio dos nobres colegas vereadores a lutarem pela Regularização da área que é um sonho de cada morador bem como da agricultura familiar em Rosário Oeste. O Vice Presidente da Câmara Declarou ainda que fez indicação de N° 004/2021, ao Prefeito Municipal Alex Berto (SOLIDARIEDADE), que através da Secretária de Infra Estrutura realize o encascalhamento das ruas do assentamento pois com as chuvas ficou em situação crítica e precisamos que sejam feitas com urgência para que as famílias possam continuar a se deslocar e poderem trazer seus produtos para comercialização e entrega na cidade.

O Presidente da Câmara Municipal Amilson e os demais vereadores declaram total apoio aos assentados que ali residem e cultivam seus produtos e animais.

ASSESSORIA CÂMARA MUNICIPAL

Deixe um comentário