O Governo de São Paulo anunciou nesta quinta-feira (15) a Operação El Niño 2026/2027, com uma série de medidas preventivas para enfrentar o fenômeno climático que já atinge o Estado. Entre elas, está a mudança nos níveis de classificação de risco da Defesa Civil nos alertas enviados à população e aos órgãos municipais de prevenção.
Além de boletins diários regionalizados, avisos em celulares via Cell Broadcast e alertas SMS, a Defesa Civil do Estado passa a trabalhar com um novo elemento de classificação de risco, o “nível Laranja”. O objetivo é permitir que a ação do Estado seja proporcional ao risco identificado em cada região com mais rapidez e eficiência.
Os dois primeiros níveis, verde e amarelo, são de monitoramento e atenção. A partir do laranja, a Defesa Civil aciona medidas de preparação e mobilização, que podem incluir reuniões extraordinárias do Gabinete Especial, acionamento ágil defesas municipais e reforço nas estruturas de prevenção dos municípios. No nível vermelho, os efetivos estaduais ligados às áreas de prevenção, segurança, saúde e estruturas de suporte do Estado são mobilizados imediatamente para diminuir os riscos à população.
*Verde (Observação)*: condição de normalidade, com monitoramento permanente;
*Amarelo (Atenção)*: cenário meteorológico adverso com potencial de impacto, exigindo reforço do monitoramento e preparação;
*Laranja (Alerta*: agravamento do cenário, com possibilidade elevada ou iminência de impactos relevantes, levando à ampliação da preparação e mobilização progressiva das estruturas;
*Vermelho (Emergência)*: ocorrência de impactos relevantes, com mobilização integrada das estruturas necessárias para a resposta.

O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Defesa Civil do Estado vai produzir diariamente um boletim com a previsão meteorológica e a classificação de riscos de cada uma das regionais do estado, com visibilidade de três dias. A ideia é que os municípios tenham informações antecipadas e consigam adotar ações emergenciais para garantir a segurança da população.
O monitoramento do estado e classificação do risco é feito diariamente com base nas informações do Painel de Inteligência SP Sempre Alerta, da Defesa Civil, que foi ampliado para dar mais previsibilidade e capacidade de antecipação.
Entre as novas ferramentas, passa a contar com dados do sistema Earth Networks, capaz de indicar a direção de deslocamento das chuvas e estimar o tempo aproximado para que cheguem aos municípios vizinhos. Esses dados são cruzados com mapas de setores de risco do Instituto de Pesquisa Ambiental (IPA), que apontam as áreas de risco para inundações e deslizamentos e a densidade demográfica de cada local, otimizando a capacidade de reação aos eventos climáticos.
São Paulo Dia Nacional da Vacinação: saiba quais vacinas tomar durante a gravidez
Legislativo - MT Lei garante isenção da taxa de incêndio para APAEs e Associações Pestalozzi de MT
São Paulo Em áreas atingidas pelo fogo no Amazonas, bombeiros de SP enfrentam acesso difícil para combater incêndios
São Paulo Trabalho conjunto das Polícias Civil e Militar de SP esclarece 10 roubos na zona sul da capital
São Paulo PM Rodoviária e Força Tática apreendem mais de 320 kg de drogas em imóvel na região de Assis
Geral Do trabalho sem limite ao fim da 6x1: veja avanço da jornada no Brasil Mín. 13° Máx. 29°
Mín. 16° Máx. 32°
Tempo nubladoMín. 19° Máx. 34°
Tempo nublado

